No âmbito das comemorações dos "50 anos do 25 de Abril", foi apresentada no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça uma dramatização que envolveu duas escolas de Cister: a D. Pedro I (DPI) e a Frei Estêvão Martins (FEM).
As cenas foram criadas por duas professoras de História, Dora Faustino, da FEM e Ilda Pereira da DPI , e o professor Gil Ensinas pintou os magníficos cenários.
Foi com entusiasmo que os alunos representaram múltiplas cenas representativas da ditadura do Estado Novo (guerra colonial, censura, ação da PIDE, vida quotidiana) e cenas da Revolução de Abril, envolvendo algumas figuras como Salgueiro Maia, Amilcar Coelho (soldado de Alcobaça) , Celeste dos cravos e um ardina. Também reviveram a festa do 1ºde Maio, cantaram e gritaram "Viva a liberdade! Viva a democracia!"
Estes espetáculos contaram com a colaboração da Câmara Municipal, da equipa da Biblioteca Municipal e das Bibliotecas Escolares e da Liga dos Combatentes de Alcobaça.
Os cenários e o seu autor
Os pequenos atores da DPI, 40 alunos do 6ºA, 6ºB e 6ºE, apresentaram a peça no dia 30 de abril, tendo realizado duas sessões para turmas da escola e ainda uma outra sessão ao final do dia para os seus familiares:
No dia 3 de maio foi a vez de 28 alunos do 5ºB da FEM de saltarem para o palco da BMA, tendo feito também duas sessões para as turmas da sua escola e uma outra ao fim do dia para os familiares.
Sem comentários:
Enviar um comentário